segunda-feira, 28 de setembro de 2009

REGRAS DE SEGURANÇA DO AEROBJ .



Normas de segurança no AEROBJ
1º Ninguém poderá operar um aeromodelo de maneira a oferecer riscos a outras pessoas, a si próprio ou a propriedades de terceiros.

2º A operação dos aeromodelos é feita por conta e risco próprios do operador (piloto), sendo de sua responsabilidade essa operação.

3º Todos os procedimentos, antes e após o vôo do aeromodelo, serão obrigatoriamente executados sempre com o acompanhamento e o auxílio de uma outra pessoa (mecânico), com um mínimo de conhecimento prático para este fim.

4º os aeromodelos devem ser checados antes do primeiro vôo e sempre depois de uma aterrissagem pesada, controlando que os motores estejam bem fixados e os dispositivos de comando funcionando regularmente.

5º aeromodelistas principiantes não devem voar sem a presença de um instrutor quando existir público assistindo.

6º o vôo e as acrobacias devem ser efetuadas a uma distância de segurança do público e áreas de estacionamento; evitar de sobrevoar o público durante a aterrissagem, em caso de necessidade manter a altitude mínima de segurança.

7º Não distrair os pilotos, principalmente na decolagem e aterrissagem.

8º Verifique a direção dos ventos, predominantes em relação ao eixo da pista (consulte a biruta!).

9º Antes de ingressar o seu aeromodelo na pista verifique quem está voando e se um deles não está fazendo procedimento de pouso. Lembre-se: Quem está pousando sempre tem prioridade!

10º Mantenha o aeromodelo sempre a sua frente fazendo o "Retângulo" no sentido do tráfego predominante. (NÃO VOAR E DECOLAR SOBRE O ASFALTO ) .

11º Se você pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego ( 1 a 3 voando). Realize as manobras sempre a uma altitude segura (mínimo de 30 metros) e de preferencia na sua frente.

12º Ao iniciar procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida e avise em voz alta:PISTA ! Você terá sempre a preferência.

13º Ao ligar o motor procurar usar starter ou bastão de acionamento de motor .

14º ligar o motor com a cauda do aeromodelo voltada para a pista .( evite sujar os companheiros com poeira e combustível do escapamento )


15º Ligar o motor somente nos boxes (lateral da pista ) .


Juliano Diamantino (jureba)

Nenhum comentário: